Rss Feed
  1. Orgulho e Preconceito: Vivacidade literária

    sexta-feira, 13 de julho de 2012

    Com toda a ironia e inteligência de Jane Austen, Orgulho e Preconceito é narrado na Inglaterra do século XIX tendo como protagonista Elizabeth Bennet, a segunda filha de uma família de classe baixa dificultando assim o casamento das cinco irmãs. Com a sua personalidade marcante, Elizabeth conquista o coração de Fitzwilliam Darcy, um jovem rico e aparentemente orgulhoso, descontente por seu coração ter escolhido uma donzela de classe tão inferior a sua.
    Com problemas de todas as épocas, Austen é capaz de cativar todo tipo de leitor por uma própria identificação presente. Problemas com o orgulho, a altivez, a empáfia, o casamento e classes sociais tornam o livro polêmico, moderno mesmo sendo antigo.
    É preciso congratular especialmente o trabalho de Austen quando levamos em consideração a construção dos personagens. Todos os personagens descritos na obra tem suas próprias convicções, suas próprias opiniões e pensamentos que muitas vezes convergem com outros pensamentos presentes no texto, justamente para o leitor ver os dois lados e tirar suas próprias conclusões sobre o assunto. Até os personagens mais frívolos podem ser descritos com um perfil próprio, dando à obra uma vivacidade maior a sua leitura.
    Por ser um livro de época, as 302 páginas podem ser lidas em uma velocidade mais lenta do que a usual, tendo termos incomuns a linguagem cotidiana. Porém, a mensagem final da história faz com que todas os defeitos sejam eliminados.
    Orgulho e preconceito é com certeza um livro que deve ser lido por todos aqueles que gostam de terminar uma boa leitura com um quê atrás da orelha, com conceitos diferentes daqueles com que começou as primeiras páginas. Não é a toa que Jane Austen seja contemplada até os tempos atuais pela sagacidade de criar uma personagem como a Srta. Bennet.

    Nome: Orgulho e Preconceito
    Autora: Jane Austen
    Editora: Martin Claret
    Páginas: 302

  2. 1 comentários:

    1. Estou lendo esse livro e a cada página gosto mais ainda.
      Bjs

    Postar um comentário